No passado, o objetivo da maioria das famílias era ter uma grande casa, onde receber a família durante gerações e gerações. Trabalhavam toda a vida, para comprar a casa de sonho, a maior que o orçamento permitisse.
Para muitos, hoje em dia isto já não faz qualquer sentido. A facilidade com que podemos viajar, conhecer novas culturas, novas realidades e abrir os nossos horizontes, faz com que os objetivos também mudem. Queremos ter menos para podermos ter mais mobilidade, poder ir sem nos preocuparmos com o que fica. Porque, na realidade, as recordações e as vivências estão dentro de nós e não em objetos, casas ou carros.
Toda esta lengalenga para vos dizer que as nossas casas são cada vez mais pequenas e, às vezes, é muito difícil decora-las e, principalmente organiza-las. Mas o Meu Rebuliço está aqui para dar umas dicas nestas difíceis tarefas, que vão transformar qualquer pequeno apartamento num grande lar.
1 – DESAPEGO
2 – ACLARAR AS PAREDES
A dica mais básica, mas que muitas vezes é esquecida devido a modas de péssimo gosto que surgem, como pintar paredes de verde elétrico ou laranja tão vivo que nos deixa a ver estrelinhas. Aclarar as paredes, principalmente com recurso ao branco, faz com que os espaços pareçam maiores e a luz brilhe muito mais, que dá uma sensação de harmonia e tranquilidade.
3 – JANELAS SEM OBSTÁCULOS
Vamos deixar a luz entrar! Não vamos obstruir as janelas com pesadas cortinas, de tecidos grossos e de cor escuras; com televisões e grandes elementos tecnológicos, que no fim têm o efeito de uma televisão comum; ou outros objetos de decoração. A iluminação natural é uma das principais peças de decoração que pode ter em casa.
4 – MÓVEIS PROPORCIONAIS
Tudo na vida tem de ser proporcional, ao espaço e à situação. Quando falamos de uma casa é exatamente igual, o mobiliário tem de ser do tamanho certo para que não seja o centro das atenções e, de preferência, com espaço de arrumação. Diga não aos móveis sem utilidade. Em relação à cor, para que o espaço pareça amplo, o ideal será que o mobiliário seja do mesmo tom da parede. Branco com branco, por aqui parece-nos perfeito.
5 – A COR
Não, a sua casa não vai parecer um hospital psiquiátrico. Vai ter cor, mas em pequenos detalhes como são as almofadas e principalmente nas plantas. O verde de uma planta bem tratada (ou falsa, também vale) pode mudar o aspeto de um espaço, pois é uma cor harmoniosa e tranquilizante, ideal para qualquer espaço da sua casa. E devido aos variadíssimos tamanhos podemos encaixa-la em qualquer recanto. Também pode colocar cor num tapete, mas não exagere, porque o excesso nunca fez bem a ninguém.
Espero que tenha ficado convencida, porque viver numa casa pequena tem imensas vantagens. Não a veja como um castigo, mas como a possibilidade de ter tudo em ordem muito mais rapidamente, dando-lhe a opção de desfrutar do seu tempo livre ou, até mesmo, viajar sem grandes preocupações do que fica por cá.
Comentar