BENEFÍCIOS DAS PLANTAS NATURAIS EM CASA

Entender e saber conviver com a natureza é a melhor e mais saudável forma de viver, seja no campo, na montanha, na praia ou mesmo em casa. Respeita-la é essencial para proteger a biodiversidade do nosso planeta e com isso termos uma vida mais saudável, mas também podemos conseguir benefícios mais além se as entendemos.

Adoro plantas naturais. A verdade é que não sou nenhuma especialista, mas sempre vi a minha mãe a cuidar de plantas, decorando a casa com elas e dedicando-lhes tempo, mas nunca liguei. Até que sai de casa e pouco a pouco fui “enchendo” (não em demasia, porque também sou muito minimalista) as casas por onde passei e o meu dia a dia com elas.

É tão especial quando vês uma das tuas plantas a brotar uma nova folha ou flor e quando estás a tratar delas o tempo passa a fugir. Para mim é uma terapia, mesmo não percebendo muito do assunto.

 

Há mais de 50 razões para conviver com plantas

Encontrei um artigo superinteressante na revista El Mueble, onde nos dão mais de cinquenta razões para termos plantas e achei necessário partilhar, para que mais pessoas possam beneficiar de todos os seus benefícios, além de terem uma casa cheia de vida natural.

 

São decorativas

O poder estético de uma planta é indiscutível, ficam bem em qualquer recanto da nossa casa e ao mesmo tempo dá-lhe um muito toque especial.

A sua cor mais abundante é sem dúvida o verde e ele tem também muitos benefícios para a nossa vida, se quiserem saber mais leiam um artigo que tenho no blog onde falo da cor verde ao detalhe.

Fazem bem à nossa saúde mental

As plantas transmitem tranquilidade, reduzem o stress y cuidam da nossa saúde mental, principalmente nos momentos de tristeza.

A psicóloga e hipnoterapeuta Sabrina Amaral defende que “não é preciso muito estudo para nos convencer o quão prazeroso é olhar para um jardim bem cuidado ou estar em contato com a natureza”, mas também afirma que “cuidar das plantas pode ser tão terapêutico quanto um momento de meditação”.

Uma forma bastante económica de tratar de nós, reduzindo o stress, a ansiedade e motivando a nossa mente a ser mais feliz.

Dão energia e vitalidade

Ter plantas anima-nos, dão-nos energia e vitalidade, estando comprovado que viver rodeado de plantas muda o nosso estado de animo.

 

Limpam o ar

São um ótimo depurativo para o ar da nossa casa. As plantas são um grande filtro natural, já que no seu processo de fotossínteses purificam o ar que as rodeia.

Esta limpeza natural é ideal para limpar o ambiente em nossa casa, melhorando as alergias e prevenindo a doenças provenientes de vírus ou bactérias.

Ajudam a regular a temperatura

As plantas ajudam a refrescar os espaços quando está calor, mas o melhor, é que no inverno, quando faz frio, dão-nos uma sensação de calor e aconchego, tão necessário nessa altura.

 

São companheiras

Há vários estudos que garantem que trabalhar ao lado de plantas ajudam-nos a sermos mais produtivos e a melhorar a nossa concentração.

As plantas também podem aumentar a nossa criatividade, já que estar rodeada de natureza é uma forma simples de conseguir inspiração, devido às suas cores, formas e aromas.

Além de que, como já referi anteriormente, ajudam-nos a melhorar o stress que pode haver num local de trabalho.

Enchem o ambiente de bons aromas

São ambientadores naturais. O aroma de algumas plantas e, principalmente, flores, são capazes de fazer com que a casa cheire sempre bem.

 

Ajudam a limpar o pó

Ter plantas em casa pode eliminar o pó até um 20% e isso repercute na nossa saúde, já que elimina a sensação de fadiga causada pela densidade da atmosfera com muito pó.

Trazem aconchego
Além de serem um ótimo elemento decorativo, as plantas dão vida a cada espaço da nossa casa, trazendo uma sensação de aconchego única.

 

Protegem do ruido

Parece mentira, mas não é. As plantas podem absorver o som, por isso recomenda-se que se coloquem plantas junto das janelas. Estas reduziram os ruídos que vêm da rua.

Como podemos ler num artigo do site Dorminhoco, “as plantas alteram a acústica do ambiente, uma vez que diminuem o tempo de reverberação do som. Porém, o tamanho da planta e sua camada exterior influência a sua capacidade ao interagir com o ruído. Por este motivo, é comum vermos plantadas à beira da estrada árvores”.

 

Podemos ter plantas no quarto?

É um dos maiores mitos que se ouvem por aí. Podemos ter plantas no quarto e não apenas uma, o nosso companheiro de quarto expira muito mais dióxido de carbono que dezenas de plantas juntas.

Além de que, estar rodeado de natureza, como vimos, tem ótimos benefícios, até há quem defenda que ajuda na qualidade do sono.

Plantas ideais para termos no quarto

Há plantas que, durante a noite, transformam o dióxido de carbono em oxigénio. Deixo-vos com uma lista de plantas e flores ideais para nos acompanharem na “noite”, segundo a revista Casa e Jardim:

  • Lavanda
  • Árvore-da-felicidade
  • Filodendro
  • Lírio-da-paz
  • Espada-de-são-jorge
  • Clorofito
  • Ficus-elástica
  • Aloe Vera
  • Ficus lyrata
  • Gardênia
  • Jiboia
  • Hera
  • Camedórea-elegante
  • Samambaia americana
  • Crisântemo

As plantas são a melhor e mais barata decoração que nos alegra a vida

Se duvidas houvesse, neste artigo ficou bastante claro que cuidar das nossas plantas só tem benefícios, tanto para o ambiente como para a nossa mente.

fotografias: El Mueble

Comentar

Os campos obrigatórios estão marcados *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.