VIAGEM | TAVIRA, REGRESSO A CASA

Faço esta viagem várias vezes e ei de continuar a faze-la sempre. Mas nunca falei de ela no Meu Rebuliço. É o meu regresso a casa, às origens, ao colo da minha mãe e a uma cidade linda e cheia de encantos que, para quem lá nasce, só percebe quando saí (pelo menos comigo foi assim).

Tavira. Uma pequena, mas inesquecível, cidade do famoso Algarve. À beira mar, plantada em plena Ria Formosa, uma reserva natural que nos oferece imagens e momentos onde apenas a natureza faz falta, e com uma arquitetura cuidada e que respeita o meio onde está inserida.

No Natal, é obrigatório voltar a casa. Encher a cozinha da mãe e suja-la com receitas inovadoras, que algumas saem bem e outras nem por isso. Mas divertimo-nos. Entre receitas e conversas, adoro sair e dar longos passeios a pé com a minha mãe. Normalmente, a zonas com água.

ARRAIAL FERREIRA NETO

Antigamente, uma zona utilizada pelos pescadores do Atum, que viviam na construção que hoje é um bonito e harmonioso hotel: Vila Galé Albacora. Normalmente, saio do centro da cidade, atravesso a ponte “grande”, com uma vista deslumbrante do rio e das suas pontes, sigo até chegar às salinas, onde se apreciam várias aves e até flamingos (dependendo da época do ano), que me levam a este destino tão gracioso, onde podemos dar um mergulho.

SANTA LUZIA DE TAVIRA

Conhecida como a capital do polvo, é dos locais onde mais gosto de almoçar mas, também, gosto de cá vir só para passear, a sua marginal é bastante convidativa. No caminho a pé, pode escolher entre ir pela estrada principal ou pelo “caminho de fundo” (assim o conheço desde pequena), que começa ao pé da entrada da escola D. Manuel I e leva-nos pelo campo até à ria de Santa Luzia onde, normalmente, nos recebe um brilhante sol.

QUATRO ÁGUAS

Uma das zonas onde se apanha o barco, para a famosa Ilha de Tavira. Aqui, cruzam-se as águas de vários leitos que vão desaguar ao mar. O caminho pode ser feito pela estrada principal, que hoje em dia tem um ótimo passeio, ou perdendo-se entre as salinas e todas as suas aves que a habitam durante todo o ano (mas é melhor ir com alguém que conheça, porque há zonas privadas).

A CIDADE

Também é possível fazer um passeio a pé pela cidade. Tem inúmeros recantos e detalhes que surpreendem, Tavira é uma cidade cheia de história e com uma arquitetura tradicional bastante cuidada. Pode visitar o castelo, perder-se pelas ruas antigas, apaixonar-se pelas tradicionais portas e janelas, deslumbrar-se com um passeio junto ao rio e apreciar as a encantadora Ponte Romana.

Havia muito mais a falar desta minha cidade e, se quiser mais informação, pode enviar-me um email, que terei todo o gosto em ajudar a conhecer melhor Tavira, ou contacte com o Tuk Tuk Tavira e escolha o melhor roteiro para si. Desde a cidade, à praia, às salinas e até ao desconhecido, mas fascinante, interior do Algarve.

Esta publicação não tem qualquer patrocínio, é simplesmente escrita com o coração e fotografado por mim.

| siga todas as novidades do Meu Rebuliço no facebookinstagram e pinterest |

Tags :

Também vai gostar:

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notificar-me de