DICAS | PREPARAR A CASA PARA A PRIMAVERA

Ela está quase aí, mesmo que o tempo não ajude, vamos chamar por ela para ver se vem mais rápido. A primavera é a minha estação do ano preferida (peço desculpa a todos os alérgicos deste mundo): pela quantidade de luz natural que temos durante o dia e porque o seu brilho é diferente; pelas cores que aparecem pelas ruas, sejam elas das flores ou da roupa das pessoas; pela temperaturas amenas, que nos fazem sair de casa para passear a sorrir… mas e a nossa casa?!

Sim, em casa?! Em si troca as cores, o estilo de roupa e até o sorriso, mas é a nossa casa que nos recebe, e se ela não está harmoniosa quando lá chegamos, o sorriso vai desaparecer.

Vamos preparar o nosso lar para uma primavera feliz e positiva:

1 – DESFAZER-NOS DO QUE NÃO FAZ FALTA

Esta é a regra básica do Feng Shui: desfazer-nos do que não utilizamos, do que não precisamos, do que não nos faz falta.

Antes que ela chegue, vamos abrir todos os armários, roupeiros, louceiros, caixas e caixinhas e ver se o que está lá dentro foi usado no último ano. Se não, deite fora, dê, doe… Faça o que quiser, mas não guarda na arrecadação em outra caixa. E não se esqueça dos armários da cozinha.

Só depois deste passo completo é pode fazer mais pela sua casa.

E se quiser saber mais sobre o Feng Shui, pode ler esta publicação escrita pela Feng Shui Portugal para o Meu Rebuliço

2 – LAVAR E GUARDAR

Entre em todas as divisões da sua casa e veja os têxteis que nada têm nada a ver com a primavera, ela merece ser recebida com tecidos suaves e frescos.

Tapetes, cortinas, colchas, edredons, mantas e mantinhas é hora da hibernação! Lave-as muito bem e guarde-as onde não estorvem (vai ter muito espaço depois de ter feito o primeiro passo). Coloque tapetes leves e de algodão, conhecidos como os tapetes de “trapo”, que são tão portugueses, há de todas as cores e são muito funcionais. As cortinas ponha-as leves, com têxteis suaves que deixem a luz natural irradiar a sua casa. Não se esqueça de dar a volta ao colchão!

Dicas extra: Tire as marcas dos tapetes, principalmente dos grossos de inverno, que ficam com o peso dos móveis, colocando um cubo de gelo em cima da zona marcada até que se derreta, quando este seco passe o aspirador. Et voilà!

3 – VISTA-A DE PRIMAVERA

Principalmente a sala, mas pode faze-lo em toda a casa: troque o escuro pelo claro e o pesado pelo leve; coloque almofadas de cores claras ou com padrões tropicais suaves, uma das grandes tendências dos últimos tempos; também pode trocar os ambientadores e velas da casa, para aromas mais florais ou suaves, quando chegue a casa vai adora-la ainda mais; na cozinha troque os panos de cozinha, um elemento bastante acessível e simples, mas que vai fazer toda a diferença; as toalhas da casa de banho também podem fazer toda a diferença, colocando-a de cores suaves. Os pastéis são as cores de eleição da primavera e podem fazer milagres.

É uma dica muito simples, mas que vai deixar a sua casa muito mais harmoniosa e preparada para receber a primavera.

4 – O VERDE QUE TODAS AS CASAS PRECISAM

Troque a terra, os vasos e as plantas inteiras se é necessário. Encha a sua casa de plantas naturais, mime-as e verá o seu cintilante verde fazer parte da decoração da sua casa.

Coloque-as por todos lados, como expliquei nesta publicação com cinco dicas para distribuir plantas pela casa.

5 – ABRA AS JANELAS E DEIXE A SUA CASA RESPIRAR

Eu faço-o durante todo o ano, até no inverno e em dias de chuva. Não há nada melhor que renovar o ar da nossa casa para que tudo funcione melhor. Os ambientadores e velas são muito úteis, mas não são reais e não renovam o ar, pelo contrário, camuflam.

Todos os dias abra a janela, seja por minutos ou horas, vai habituar-se e não vai querer outra coisa.

A primavera está ao virar da esquina e logo de seguida temos o verão, por isso faça já estes passos para ter mais tempo para disfrutar do bom tempo.

Se gostou desta publicação, tenho a certeza que vai adorar estas:

5 Dicas | Para Pequenos Apartamentos

5 Dicas | Viva Ao Estilo Hygge

5 Dicas | Estilo Nórdico

Tendência | Wabi-Sabi

| siga todas as novidades do Meu Rebuliço no facebook, instagram e pinterest |

fonte fotográfica: Pinterest Meu Rebuliço

Tags :

Também vai gostar:

  Subscribe  
Notificar-me de