5 DICAS | CORES PARA DECORAR

Vamos falar de cores. O que elas transmitem, o que elas simbolizam e as cores perfeitas e fundamentais para uma casa, segundo a minha opinião que é apenas fundamenta em vivências e formas de encarar a vida.

A cor é essencial na decoração. Há milhares de “regras”, cores proibidas e cores obrigatórias. Mas, na realidade tudo depende de nós. De como utilizamos a nossa casa, porque cada família tem a sua forma de viver: há quem a encare como um oásis e, para outros, é apenas um lugar para dormir. As cores que estas pessoas precisam são totalmente diferentes e, além disso, há o gosto pessoal de cada um. Eu não gosto de cor-de-rosa, mas de certeza que muitas pessoas que estão a ler esta publicação adoram essa cor na decoração.

Por tudo isto e por mais umas coisinhas, estas são as minhas cores preferidas e vou apresentar-vos tudo sobre elas, segundo esta minha cabeça meio “rebuliça” e alguns dados retirados de publicações de estudos da cor.

1 – BRANCO CINTILANTE E TRANQUILIZANTE

Surpresa! Eu sei que já estavam à espera, é a cor que mostro e falo em 90% das minhas publicações, é a cor que tem que estar sempre como pano de fundo, mas também pode estar como elemento decorativo combinado com um fundo branco.

Símbolo da paz, da pureza e da limpeza. Conhecida como a “cor da luz” por refletir todas as cores do espetro. Para os ocidentais é também associada à alegria, enquanto no oriente totalmente o inverso, é associada à morte, à tristeza e ao luto.

Na decoração transmite frescura, calma e dá a sensação de amplitude do espaço. Claro que em excesso (vamos lá saber o que é o excesso), pode criar a impressão de um ambiente frio, vazio e impessoal.

 

 2 – AMARELO ALEGRIA

Gosto de amarelo. Não vou pintar um quarto de amarelo, mas adoro detalhes decorativos desta cor. Almofadas. Um tapete. Um quadro. Um cadeeiro. É uma cor muito forte, mas é uma cor muito feliz. Qualquer espaço transmite alegria com detalhes nesta cor.

A cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio. Em demasia pode provocar distração e ansiedade.

 

3 – AZUL TURQUESA DO MAR

 Por acaso não tenho por hábito colocar esta cor em nenhuma das minhas decorações, mas gosto muito desta cor. Talvez por me recordar o mar, por eu adorar o mar e por ser uma cor que me transmite bastante serenidade.Para os estudiosos das cores, o azul transmite tranquilidade, harmonia e serenidade, sendo muito usada na decoração de ambientes.

4 – VERDE, VERDEJANTE DAS PLANTAS

Adoro aquela cor que as plantas bem tratadas mostram: vibrantes e cheias de brilho. Normalmente utilizo este verde na sua versão mais natural, em forma de planta. Mas umas almofadas com motivos tropicais também calham sempre bem, num ambiente cheio de energia positiva.A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. Acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. O verde é uma cor que harmoniza qualquer ambiente e traz boas energias, mas cuidado ao mistura-lo com cores muito fortes, pode criar o efeito contrário.

5 – VERMELHO, FORTE E MARCANTE

É uma cor forte e muito marcante, mas também cheia de vida e alegria. Gosto de a usar em pequenos detalhes, mais pequenos dos que uso em amarelo. Mas quase sempre a tenho presente, é uma cor que me traz boas recordações porque a associo ao meu pai e às papoilas, que era o nome que ele me chamava quando era pequena. Tal como vos dizia ao início, as nossas vivências são as que definem os nossos gostos e decisões, não os estudos científicos.

A cor vermelha significa paixão, energia e excitação. Estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo e eleva a autoestima. Um ambiente pintado de vermelho torna-se vibrante. Em excesso, pode provocar inquietação e nervosismo.


Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre o meu colorido gosto e sobre o que estas cores transmitem. Se quiserem deixar nos comentários qual é a vossa cor e porquê, seria interessante para percebermos as diferenças. A minha cor é o vermelho.


| siga todas as novidades do Meu Rebuliço no facebookinstagram e pinterest |


Tags :

Também vai gostar:

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notificar-me de